O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou a aplicar testes para a categoria B (carro) no município e deve seguir até o dia 3 de setembro de forma ininterrupta. Segundo o presidente da Associação das Auto Escolas em Sinop, em média, 1,8 mil novos alunos esperam para realizar a prova e concluir o processo de habilitação.
Para a aplicação das provas, o Detran vem seguindo as determinações do ministério da Saúde e do governo do Estado, como uso obrigatório de máscaras, álcool 70% para higienização dos veículos e distanciamento entre os candidatos.
Os testes estavam parados desde fevereiro do ano passado e teve queda, em média, de 30% na procura pela primeira habilitação. “Conseguimos com o secretário (municipal de Saúde Valério Gobbato) a imunização de dois profissionais com a dose única (de vacina contra Covid), há 25 dias e, com isso, os testes foram retomados. É um alívio para o setor e também para os alunos que estavam esperando para concluir o ciclo”, disse o presidente, ao Só Notícias.
Os testes são com 10 alunos por carro e foi limitado o número de clientes por auto escola. “Está voltando de forma lenta, mas está. Esperamos que nos próximos meses, tudo volte ao normal”.
A empresária Sandra Aparecida da Silva Rodrigues avaliou que o retorno dos testes era muito aguardado mas a “demanda ainda é pouca considerando o número de alunos que esperam para finalizar a carteira de habilitação. Há uma expectativa muito grande para quem está em processo, mas acredito que logo tudo volte ao normal.
O Detran já aplicou 1.454 exames para a categoria B em diversos municípios do Estado. Somente em Cuiabá, onde a demanda represada é maior, foram aplicadas 1,2 mil na última semana, com o apoio da equipe local totalmente imunizada. Além da capital, as provas de carro também foram aplicadas, na última semana, nos municípios de Lucas do Rio Verde e Rondonópolis. Em Várzea Grande, está autorizado o retorno da aplicação das provas categoria B para dia 30 de agosto.