O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) fez uma indicação ao governo do Estado para que instale uma Base Comunitária da Polícia Militar na região do bairro São Cristóvão. A unidade ficaria responsável pela segurança deste bairro, além do Boa Vista, Vila Mariana, Juliana, Novo Jardim, Umuarama 1 e 2 e Sebastião de Matos I e II.
A reivindicação foi apresentada ao deputado pelo presidente da comunidade Boa Vista, Antônio Roberto Vicentini, ao afirmar que os índices de criminalidade nesses locais estão afetando os estudantes, uma vez que a empresa que faz o transporte urbano já ameaçou deixar de percorrer o interior desses bairros, passando apenas nas ruas paralelas. Com isso, as crianças e adolescentes que frequentam escolas na área central teriam que percorrer até quatro quilômetros a pé para tomar o coletivo.
“No final de 2014, em apenas uma semana, vândalos depredaram seis ônibus urbanos usados essencialmente por alunos, causando terror e medo aos pais e à comunidade, além de afugentar os empresários. A exemplo do que esta acontecendo com o transporte coletivo. Essa situação ainda continua repercutindo e a ameaça de deixar de circular no miolo desses bairros persiste”.
Para o deputado, diferente de um posto policial, a base comunitária atua por meio de operações que envolvem não só a localidade sede, mas também os bairros circunvizinhos.