As polícias Civil, Militar e Federal vão apurar, neste domingo, eventuais denúncias de crimes eleitorais praticados na 22ª Zona Eleitoral (Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Vera, União do Sul e Feliz Natal). “Eles estarão de prontidão recebendo a notícia de crime eleitoral, de infração e, eles tomarão as medidas necessárias”, explicou o magistrado Mário Machado. O Cartório Eleitoral também estará de plantão para o recebimento das denúncias como compra de votos, boca de urna e outros.
Segundo o magistrado, ainda não houve nenhum caso de crimes eleitorais. “Recebemos sim pela ouvidoria do TRE várias notícias. Fatos concretos ainda estão sendo apurados com relação a compra de votos. Estes procedimentos ainda estão em fase de inquérito policial de forma que sejam confirmados, ou não, o crime, seja praticado por candidatos ou correligionários”, destacou.
A Polícia Federal estará atuando em Sinop e região com aproximadamente 30 federais. O foco será áreas indígenas. “A Polícia Federal estará atuando nas sessões eleitorais instaladas em comunidades indígenas, escolas, aldeias e demais comunidades da circunscrição da região Norte”, explicou o delegado Paulo Melo. A polícia também estará atuando nos maiores colégios eleitores: Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Sinop.
A Polícia Militar trabalhará com cerca de 160 militares distribuídos em toda a zona, segundo explicou o Capitão Cleberson Rodrigues. Além da equipe de rondas, haverá um militares em cada sessão eleitoral da zona urbana e outros dois fixos nas sessões eleitorais de zona rural.
Já a Polícia Civil estará com reforço de nove equipes de Cuiabá que foram distribuídas entre a regional de Sinop, além dos trabalhos dos delegados do interior. Em Sinop, conforme Só Notícias informou, estarão trabalhando dois dos quatro delegados: Ludmila Zorzetti e Joacir Batista. “Vamos trabalhar em duas frentes. Uma com foco para o crime eleitoral e outra coibindo crimes como furtos, roubos e outros possibilitando a população tranquilidade para o exercício do voto”, destacou o delegado Joacir. Os detidos serão encaminhados ao Cisc.
A segurança será permanente até às 17h quando terminar a votação. A previsão do TRE é concluir a apuração dos votos com nomes dos eleitos até a meia-noite. A apuração você acompanhará aqui em Só Notícias