PUBLICIDADE

Sinop debate cadeia produtiva do leite na quarta

PUBLICIDADE

A cadeia produtiva do leite em Sinop será tema do dia de campo na quarta-feira, na comunidade Selene. É organizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a prefeitura a Associação Selene. A primeira palestra, às 8h, abordará ‘a importância da cadeia produtiva como fonte de renda na agricultura familiar’, com Daniel Robson da Silva, da Coopernova, Cooperativa de Terra Nova do Norte.

Às 9h30 será o ‘Manejo de bovino leiteiro’, com João Vecchi, da Empaer Cuiabá. Em seguida, 10h30, o supervisor regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), José Carlos Balbo, fala sobre ‘defesa sanitária animal’. A programação será retomada à tarde.

Das 13h às 14h o consultor Cássio Roberto Ribeiro trata do ‘melhoramento genético do rebanho leiteiro’. Em seguida, haverá visita técnica a propriedade do produtor Rui Eberli. Já às 15h, nova visita, desta vez na propriedade do presidente da Associação Comunitária Selene, Pedro Ferri, onde serão observados ‘Ordenha e manejo rotacional de pastagens’.

O evento, conforme explica Ferri, visa buscar meios para melhora da cadeia produtiva do leite em Sinop. “Precisamos juntar esforços entre poder público, associações. A produção é hoje uma das fontes de renda da agricultura familiar”, declarou, ao Só Notícias.

Pioneira em Sinop, a Associação Selene tem produção diária de aproximadamente dois mil litros de leite entregues para o latícino da comunidade que deve, em pouco tempo, iniciar a produção de derivados como queijo e iogurte.

Conforme o presidente, as obras de adequação no laticínio já iniciaram. No entanto, as famílias aguardam o Governo Federal liberar cerca de R$67 mil para aquisição dos maquinários. A contrapartida dos associados deve chegar a R$25 mil.

(Atualizada às 8h27)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE