O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu 245 vagas para menores aprendizes em dois cursos. A iniciativa ocorre a pedido da procuradora do Trabalho, Thalma Rosa de Almeida, após uma fiscalização que identificou adolescentes trabalhando em locais não permitidos.
Eles vão aprender operações de supermercados (175 vagas) sendo 5 turmas com 35 alunos, e aprendizagem de serviços administrativos – duas turmas, com 35 vagas cada.
As matrículas iniciam na primeira semana de junho e devem ser feitas pelas empresas que vão contratar esses menores – 14 e 18 anos. Eles também deverão estar estudando. Segundo o Senac, nos dias de aulas teóricas os alunos não trabalham. Eles vão para as empresas apenas nos dias que ocorrer atividade prática. As aulas estão previstas para 14 de julho.
Conforme Só Notícias já informou, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há, no município, 2,5 mil crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos em situação de trabalho.