O prefeito Juarez Costa (PMDB) sancionou a lei criando o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, para combater uso delas mediante ações de prevenção. O objetivo é propor programa relacionado ao uso indevido também do álcool, compatibilizando-o com a respectiva política estadual, proposta pelo Conselho Estadual, bem como acompanhar a sua execução.
O órgão também deve coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e do uso indevido de álcool e drogas; estimular e cooperar com serviços que visam ao encaminhamento e tratamento de dependentes; colaborar, acompanhar e formular sugestões para as ações de fiscalização e repressão, executadas pelo Estado e pela União; articular entre as secretarias estaduais e as pastas municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social, Trabalho e Habitação a promoção de atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
No mesmo projeto também foi criado o Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas – FUMPOD com o objetivo de possibilitar a obtenção e a administração de recursos financeiros para ser utilizado nos termos da política municipal. Eles vão ser aplicados na realização de programas de prevenção e programa de combate às drogas; incentivo à formação de grupos de apoio para atendimento aos usuários; elaboração de textos educativos para divulgação junto à grupos de risco com informação sobre prevenção e tratamento de usuários de drogas licitas e ilícitas, bem como a seus familiares.
Na terça-feira (19), cinco pessoas, entre menores e adultos, foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil após serem flagrados fazendo uso de entorpecentes em uma área, localizada no bairro Jardim Florença. Moradores acionaram a Polícia Militar, que encontrou algumas porções de maconha.
Todos disseram que estavam apenas utilizando o material ilegal e negaram que seriam traficantes. Além da droga, celulares, facas e uma chave de fenda foram encontrados com o grupo.