A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STU) registrou 4.539 infrações, cometidas por condutores de veículos automotores e motociclistas, no ano passado, em Sinop. Dessas, 62%, equivalente a mais de 2,8 mil, são multas leves, como estacionar em local proibido, em que o condutor teve a oportunidade de optar pela multa alternativa, assistindo palestras sobre educação no trânsito e normas de circulação.
O percentual restante, 38%, foi de condutores que estavam com documentação atrasada ou sem habilitação. Estes somam 24% do total de infrações contabilizadas no ano passado. De acordo com o secretário, Raimundo Hedvaldo Costa, este ainda é o grande problema encontrado em Sinop. “Nossa principal preocupação são com as pessoas que não tem habilitação e que insistem em trafegar motorizadas. Por isto, durante o ano nós também realizamos quase 50 palestras, apenas em empresas de pequeno e médio porte, conscientizando nossa população destas questões”, contou Hedvaldo.
Dados apontam que a maioria dos acidentes de trânsito é causada por pessoas que não têm habilitação. Neste ano, tanto as palestras em empresas e escolas quanto as palestras como multa alternativa continuarão acontecendo.