Hoje é feriado em Sinop, que completa 41 anos de fundação. A programação de celebração prevê um desfile cívico-militar, às 17h, no estádio Gigante do Norte, e contará com a participação de escolas e as presenças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro. Outras instituições convidadas também se apresentarão. O encerramento ficará por conta da Fanfarra da escola municipal Valter Kunze, localizada no bairro Jardim Botânico.
De acordo com informações da assessoria, após o desfile, será realizada a “Marcha para Jesus”, evento promovido pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES). A marca tem a saída programada do estádio e vai até a praça da Bíblia, no centro, encerrando com o show do pastor e cantor Antônio Cirilo.
Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970. O seu nome deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. A fundação ocorreu no dia 14 de setembro de 1974 e contou com a presença autoridades, dentre elas o então Ministro do Interior Maurício Rangel Reis e o Governador de Mato Grosso José Fragelli.
De acordo com o histórico disponibilizado pela prefeitura, a cidade foi elevada à categoria de distrito em 1976. Neste mesmo ano, seus primeiros moradores elegeram para representar a cidade junto ao município de Chapada dos Guimarães, o pioneiro Plínio Calegaro. Apenas cinco anos após a sua fundação, alcançou a sua autonomia política através da Lei 4.156 de 17 de dezembro de 1979, assinada pelo governador Frederico Campos. Inicialmente contava com uma área de 48.678 km². Além da sede, passaram a fazer parte os então distritos de Vera, Santa Carmem, Claudia e Marcelândia, hoje, todos municípios também.
A cidade tem mais de 120 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é a maior da região Norte. A economia, quarta maior do Estado, é diversificada, desde o setor de serviços à agricultura. O município também é polo educacional com universidades públicas e particulares e tem o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano em Mato Grosso, 0,754. No Brasil, está em 487º lugar.