A Comissão Especial de Auditoria, que audita a concessão dos serviços de águas e esgoto verificou “in loco” hidrômetros substituídos pela Águas de Sinop, hoje. Uma casa no Jardim Primaveras e outra no bairro Daury Riva foram visitadas pelos representantes da prefeitura.
Ao todo, foram selecionados dez bairros do município e, em cada bairro, será feita vistoria em uma, ou até duas residências, de forma aleatória. “Esse trabalho vem em decorrência da nossa nomeação na comissão especial, pela prefeita Rosana Martinelli, para nós verificarmos o funcionamento dos hidrômetros devido às grandes reclamações da população. Então, nós, enquanto comissão especial, estamos trabalhando para, realmente, detectarmos se há, ou não, problema nesses equipamentos”, explicou o diretor do Procon Sinop, Cristiano Peixoto, que é um dos integrantes da comissão.
A verificação será realizada, em conjunto, entre a Comissão de Auditoria e uma equipe técnica da concessionária. Nas residências será utilizado um equipamento de verificação com um hidrômetro certificado (ultrassônico), usado para ações em campo, além de um vasilhame graduado. Todo o volume de água que passar pelo hidrômetro da casa e pelo equipamento terá que ter a mesma quantidade no vasilhame.
A margem mínima de diferença considerada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é de 5%, de acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador concessionária, Lineu Machado Silva.
“Existe uma portaria do Inmetro que determina variações para vazões mínimas, vazão de trabalho e vazão máxima. Esses testes que temos feito nessas verificações, a gente trabalha entre a vazão mínima e a vazão de trabalho. Temos, no mínimo admissível, 5% para mais ou para menos. O que der diferente disso a gente retira e envia para bancada”, esclareceu o coordenador da concessionária.
A decisão da comissão em realizar as verificações nos hidrômetros foi por considerar o alto índice de reclamações referentes às contas de águas. “As principais reclamações são do alto custo do valor da água. Com isso, estamos fazendo essa verificação, para saber se há ou não problema nos hidrômetros”, ponderou Peixoto.
Para a próxima semana a comissão dará continuidade às verificações na residência. Os bairros selecionados foram Jardim Violetas, Jardim Primaveras, Centro, Gente Feliz, Bella Suíça, Jardim Maringá, Jardim das Palmeiras, Jardim Imperial, Daury Riva e São Cristóvão.
A comissão foi criada, por meio de decreto assinado pela prefeita Rosana Martinelli (PR), no dia 5 de maio, tendo autonomia para atuar de forma ampla. Além do diretor do Procon, também compõem a comissão, o procurador jurídico, também compõem a comissão o chefe da Controladoria Interna, Rodrigo Martinelli, o engenheiro civil Ronaldo José da Silva, o procurador jurídico do município, Marcel Natari e o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra.