A comissão especial de auditoria montada pela prefeitura para investigar possíveis irregularidades na prestação e cobrança dos serviços de água e esgoto apresentou um primeiro relatório no qual consta todas as medidas adotadas em 60 dias de trabalho. O procurador jurídico do município e presidente da comissão investigadora, Marcel Natari Vieira, informou, ao Só Notícias, que a última solicitação feita pela comissão foi pedindo a aferição dos hidrômetros. “Queremos averiguar o funcionamento dos medidores. Não vamos fazer a retirada dos equipamentos e sim a medição na própria residência do consumidor. O pedido já foi encaminhado à empresa e estamos aguardando uma resposta para definir a data que essa verificação deve ocorrer”.
Marcel informou ainda que a comissão enviou algumas solicitações para empresa, como entrega do movimento financeiro, projeto da rede de esgoto e valores cobrados na instalação do esgoto em algumas unidades consumidoras. “A empresa respondeu apresentando a documentação. No primeiro momento não constava todo o material, solicitamos novamente e eles fizeram uma nova apresentação. Os documentos estão passando pela análise técnica da engenharia e do setor econômico financeiro”. A comissão não tem um prazo para finalizar os trabalhos.
A investigação foi instaurada pela prefeita Rosana Martinelli para analisar e verificar a conformidade legal, técnica e contratual da cobrança das tarifas e serviços referentes ao fornecimento de água e esgotamento sanitário do município. Em maio, quando a investigação foi anunciada a prefeita informou que “a criação do grupo foi motivada pelo grande número de reclamações em relação as medições e do aumento da tarifa de água e esgoto, bem como da qualidade dos serviços prestados”.
Fazem parte da comissão o procurador municipal, Marcel Natari Vieira (presidente), o controlador geral Rodrigo de Souza Martinelli, o engenheiro civil Ronaldo José da Silva, o diretor de Gestão do Procon, Cristiano Peixoto, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sinop, Felipe Guerra.