Peixarias, restaurantes, supermercados, entre outros estabelecimentos que comercializam pescado, têm até dia 8, para declarar o estoque de peixes, junto a regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Sinop. O coordenador Luiz Callegari, disse, ao Só Notícias, que o protocolo deve ser feito, com objetivo de apurar a procedência, devido ao período da piracema, no qual a pesca é proibida em função da reprodução dos peixes.
A piracema começou oficialmente no sábado (5) e vai até dia 28 de fevereiro. Luiz lembrou que, nesse período, só será permitida a pesca de subsistência, como no caso de ribeirinhos. Também há a previamente desembarcada, ou a de caráter científico, autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pela Sema.
O escritório de Sinop abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Tapurah, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Itaúba. Durante o último período de proibição, foram apreendidas mais de 40 redes, 800 metros de espinhéis e 60 quilso de peixe, durante as fiscalizações.