A prefeitura de Sinop, em parceria com a secretaria estadual de Segurança Pública, Conselho da Conselho da Comunidade na Execução Penal e Poder Judiciário, inicia, amanhã, o projeto Escola limpa. Cerca de 20 a 30 reeducandos fará limpeza e manutenção da escola de Ensino Fundamental Simão Flach.
O projeto tem por objetivo a utilização de mão-de-obra voluntária dos presos custodiados na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira na limpeza e manutenção das escolas municipais e estaduais de Sinop. A ideia central é garantir o trabalho e oportunidade de ressocialização aos privados de liberdade e, ao mesmo tempo, fazer com que possam reparar os danos causados à sociedade ante o cometimento da infração penal, informou a assessoria da prefeitura
O coordenador do projeto, José Magalhães Pinheiro, detalhou o projeto “Para cada escola beneficiada, serão encaminhados cerca de 20 a 30 reeducandos trabalhadores participantes do projeto, que prestarão trabalho voluntário, monitorados por policiais penais no local de trabalho. As escolas beneficiadas receberão pintura do prédio, capinagem, poda de árvores, retirada de entulhos, limpeza de calhas, reforma de calçadas, banheiros, bebedouro, revitalização da quadra de esportes, área administrativa, manutenção hidráulica e elétrica, dentre outros”, concluiu Magalhães.
A execução do projeto será preferencialmente aos sábados e/ou feriados, cumprindo normas de segurança impostas pela direção da unidade prisional.