Mais 20 servidores reforçam as ações de prevenção e combate a dengue. Eles já estão trabalhando e a equipe agora tem 80 pessoas fazem parte da equipe de profissionais que visitam, a cada dois meses, residências, escolas, empresas para orientar e ajudar na limpeza para conter o índice de infestação do mosquito que transmite a doença.
A preocupação é porque Sinop terminou o ano em segundo lugar no ranking estadual de notificação da doença. De janeiro a 15 de dezembro foram 6.022 registros e 4 mortes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, os locais com maior risco de proliferação do mosquito são visitados a cada 15 dias. “Borracharia, ferro velho e oficina mecânica são locais que precisam de mais cuidados, em função do acúmulo de objetos que podem servir de criadouro”, explicou, ao Só Notícias.
A sequência do mutirão de limpeza deve ocorrer com o período escolar, no dia 18 do próximo mês. Segundo o coordenador, os alunos e os moradores de bairros também farão parte da limpeza, que vai começar pelo Jardim Palmeiras, Novo Estado e Santa Rita. A Secretaria de Saúde ainda não fechou o levantamento com os números de notificações da doença e o volume de lixo recolhido no ano passado.
Durante a primeira fase do mutirão, no final do ano passado, foram recolhidos latas, garrafas, pneus e outros. Os bairros atendidos foram Jardim das Oliveiras, Jardim Violetas, Parque das Araras e Maria Carolina.
(Atualizada às 09h30)