O comandante da 9ª Região Militar de Campo Grande (MS), general Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio, visita Sinop, amanhã. Acompanhado de uma comissão, a programação oficial prevê a passagem dele pelo Tiro Guerra, às 7h; reunião com representantes da prefeitura, às 9h30; e, em seguida, inspeção das futuras instalações do batalhão e da vila militar. O retorno para Campo Grande está programado para às 12h30.
A área administrativa do batalhão ocupará 68 hectares, nas proximidades do aeroporto, em um terreno doado pela prefeitura. Além dele, também será construída a vila militar em um espaço de 24 hectares, nas proximidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Exército aponta preliminarmente 800 oficiais.
Antônio Maxwell esteve em Sinop, no mês passado, entregando ao prefeito Juarez Costa (PMDB) uma cópia da portaria que autorizou o recebimento de doação da prefeitura dos terrenos para a construção do quartel e da vila militar. À época, ele veio acompanhado do também general João Francisco Ferreira. As articulações para instalação do quartel em Sinop iniciaram ano passado.
A justificativa do Exército, desde quando aprovada a doação das áreas, é a falta de recursos para o início das obras. Uma das alternativas levantadas pelo comandante geral no país, Enzo Martins Peri, em uma de suas visitas a Sinop, seria uma ação conjunta com os ministérios, porém, não foi confirmado se houve avanços nessas discussões.