Durante o mês de janeiro as quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Menino Jesus, Paulista, Boa Esperança e Palmeiras, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atenderão ao público em horário reduzido das 7h às 13h e não mais em turno integral.
O expediente será reajustado porque neste período, não haverá atendimentos coletivos por meio dos grupos de trabalho, oficinas e reuniões. Desta maneira, o período vespertino será utilizado para serviços internos pelos servidores e planejamentos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, no mês de fevereiro retorna ao período integral, das 7h30 às 17h30 em todos os centros de referência do município.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o Cras oferece o serviço de proteção e atendimento integral à família (Paif) e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV). Os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.
Já o Creas, oferta o serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de medidas socioeducativas em meio aberto.
O centro também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.