PUBLICIDADE

Sinop: Centro de Especialidades Médicas faz 2,2 mil procedimentos no semestre

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) da prefeitura fez, no primeiro semestre, aproximadamente 2.270 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais – remoções de tumores de pele, anexos, cisto sebáceo, lipoma, cantoplastia (cirurgia de unha), vasectomias, fulgurações, frenectomia, postectonomia, punção para esvaziamento, retirada de corpo estranho subcutâneo, tratamento xantelasma, cauterizações químicas de pequenas lesões e de lesões cutâneas, biopsias/punção de tumor superficial a pele, coleta de matérias para exames laboratoriais e curativos de graus I e II com ou sem debridamento (remoção de tecidos).

De acordo com o cirurgião geral do centro, Valdecir Rezende, o município abraçou esses procedimentos para desafogar a demanda do Estado e deu muito certo. “Temos [equipe ambulatorial do CEM] realizado as cirurgias com êxito, principalmente, as de câncer de pele – que apresentam um crescimento considerável nos casos. E, dificilmente, precisamos encaminhar o paciente para a oncologia. Somente quando se trata de um caso avançado da doença, mas, no restante, tratamos todos no CEM, desde a retirada do tumor, até os retoques e reparos necessários”, explicou, através da assessoria.

Mesmo com uma demanda bem extensa “estamos atendendo dentro da data programada, com tempo máximo de espera de 15 dias. O serviço acompanha, fielmente, a necessidade dos munícipes”, acrescentou.

Os atendimentos no centro são feitos, inicialmente, via regulação a partir de uma primeira avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE