A serpente caninana (Spilotes pullatus) preta e amarela, foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, esta manhã, em uma residência na rua dos Açaís, no centro. O animal não apresenta grandes riscos, devido ser classificada como não-peçonhenta.
Conforme a equipe, a serpente teria feito troca de pele em uma pilha de cadeiras no quintal e, assim que foi avistada pela moradora acabou fugindo e se enrolando em um rastelo, onde ficou imóvel até a chegada dos bombeiros, que a capturaram e realizaram soltura do animal em uma região de mata distante do perímetro urbano.
Apesar de ter uma certa “fama” de cobra brava, ou perigosa, a caninana geralmente é mansa e, como neste caso, na maioria das vezes foge quando é vista por seres humanos. Ela pode morder como autodefesa, porém não apresenta veneno e é extremamente importante para o ecossistema, se alimentando principalmente de roedores e serpentes menores.
Caso uma serpente, ou qualquer animal silvestre seja avistado na região urbana, é necessário o acionamento dos bombeiros ou agentes da SEMA, que poderão orientar a população em como agir e realizar a captura e soltura do animal em local seguro.