Em pouco mais de um mês, a campanha Novo Óleo, desenvolvida pela Fiagril e diversos parceiros, já arrecadou em Sinop mais de 4 mil litros de óleo de cozinha saturado, que seriam descartados no meio ambiente. Em apenas em 15 dias de dezembro, foram quase 2 mil litros. A maior quantidade do óleo que chega na unidade de coleta é enviada por uma rede de supermecado. O segundo maior volume é dos bares, lanchonetes, restaurantes e, em seguida, o recolhido nas residências.
O projeto tem como objetivo a reeducarão e conscientização na utilização do óleo de cozinha que, se descarado de maneira inadequada, pode contaminar solo e água. O óleo que está sendo recolhido é encaminhado para Lucas do Rio Verde onde será transformado em biodiesel.
Conforme Só Notícias já informou, para cada dois litros de óleo que a dona de casa entrega na central de coleta ou pelo disque-óleo, a pessoa (ou empresa) ganha um cupom e com três pode trocar por um frasco de óleo novo, e ainda concorrerá ao sorteio de dez contas-poupanças no valor de R$ 500 (cada), em junho de 2011.