O calendário cultural do município deve ter alguns projetos culturais inéditos como ‘Festrilha’, festival de campo, a semana cultural do indígena, a feira de economia criativa e outros. As programações começam mês que vem, com o projeto experimental de carnaval, no fim de semana do dia 21, na arena do centro de eventos Dante de Oliveira. “Estamos fazendo uma parceria com universitários, vai ter o grito de carnaval, para os jovens, das 18h às 22h, e um matinê para as crianças, no domingo. A cidade de repente pode se preparar para o ano que vem, vamos ver a aceitação como vai ser”, afirmou a diretora de Cultura, professora Branca, ao Só Notícias.
O ‘Caminhão Conhecendo os ODS’, que vai ficar exposto na praça da Bíblia, buscará ampliar o debate e o acesso sobre as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Branca destacou que essa exposição ocorre a nível nacional por meio da “lei Rouanet, não tem investimento do município, somente a estrutura e o espaço físico”, relatou.
Todos os meses, a biblioteca municipal vai realizar sarau literário no período noturno, com temas variados. Em abril haverá apresentações voltadas à páscoa, semana cultural indígena e o concurso literário de incentivo a leitura, ‘Prêmio Santiago Vilella’, que envolve alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. “A gente geralmente coloca temas voltados para o meio ambiente e questões que precisam ser trabalhadas, que vai desenvolver ainda mais a criança. Eles escrevem algo inédito sobre, que passa por uma classificação, a universidade compõe os jurados junto conosco, envolve toda a classe da educação”, detalhou.
Em maio, é prevista a semana gastronômica e o teatro musical ‘Brasil Raiz’, apresentação com temática sertaneja. “Estamos pretendendo fazer no estádio, é um festival musical que envolve várias vertentes da música, também pela lei federal, a gente vai mexer com a Cultura de Sinop, a arte e a música”, destacou.
Para junho está programado o ‘Festrilha’, festival de quadrilha. “Em Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, está bastante forte esse festival e aqui nunca aconteceu. Então nós vamos colocar aqui na nossa cidade também”, acrescentou.
Em julho, o festival de campo envolvendo a cultura rural e feira criativa de Sinop, com artesãos, pintores e artistas em geral expondo seus trabalhos para fomentar a chamada economia criativa. A 7a edição do Musicanto e festival Gospel acontecem em agosto, bem como o projeto de arte urbana com grafite e dança de rua. Já em setembro começam as programações de aniversário do município, com o Festeja Sinop. “Esse ano no desfile cívico do aniversário da cidade será implementada a cavalgada, com nossos pioneiros, em torno de 200 cavalos”, detalhou.
Para outubro está programado o ‘Festart’, festival estudantil de arte, com apresentações musicais, de estudantes de 16 a 19 anos, pensando nos jovens do ensino médio e iniciantes da universidade. A semana musical da cultura acontece em novembro, assim como o lançamento do natal e encerra com o show da virada em dezembro. A diretora relatou que pretende aumentar a rota das paradas natalinas. “Quero expandir a parada natalina para os bairros, avenida André Maggi de repente, na região dos Vilas”, acrescentou.