O Corpo de bombeiro de Sinop identificou e combateu, desde o início do período proibitivo, em 1º de julho, até ontem, 170 ocorrências de focos de fogo em vegetação. Só entre agosto e setembro foram 135, já na primeira quinzena desse mês o número de combates chegou a 35.
O tenente Lucas Brito explicou, ao Só Notícias, que em 2021, nesse mesmo período, os militares atenderam 44 ocorrências, mas que esse aumento na quantidade registrada ocorreu porque o serviço operacional da unidade foi fortalecido.
A parceria com a prefeitura permitiu reforço na equipe com duas novas viaturas, sendo um caminhão tanque de 10 mil litros e uma caminhonete, voltadas somente ao atendimento a queimadas em vegetações. “No ano passado, a prefeitura tinha atendimento de ocorrências de incêndios em vegetação, mas esse ano quem está fazendo essa parte é a equipe de bombeiros aqui de Sinop, o 4º Batalhão”. “Por causa desse fortalecimento a gente quase não tem gerado demanda reprimida, quase todas as solicitações que entram aqui estamos dando conta de atender”, acrescentou.
Recentemente, os bombeiros tiveram trabalho mais intenso, cerca de três dias, para combater grandes proporções de fogo, em quatro locais. Na região de chácaras do Alto da Glória, no limite entre perímetro urbano e rural, região do Curupy, e na MT-220, sentido Juara numa área de condomínio de chácaras, próximo a ponte do rio Teles Pires.
A quarta ocorrência, que também repercutiu, foi na região do Tucunaré sentido região de rancho do rio Teles Pires, próximo ao Cortado.“Todas essas ocorrências (de maiores proporções) atingiram áreas produtivas de palhadas e pastagens, além da parte de vegetação nativa”, avaliou.
O período proibitivo do fogo segue até 30 de outubro, conforme decreto estadual.