A blitz educativa da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência Doméstica, realizada esta manhã, na avenida dos Jacarandás, apontou como é um lar com paz, diálogo e comunicação adequada. O tema foi escolhido em comemoração ao Dia internacional pela eliminação da violência contra mulher, celebrado hoje. De acordo com a presidente da Rede, Eliane dos Santos, a intenção é promover maior reflexão sobre o assunto, “prevenção e conscientização a população e, por mais que hoje seja uma data alusiva, a rede trabalha diariamente. Escolhemos o dia para aproveitar o momento, mas que fique claro que as ações da rede são trabalhos preventivos e também corretivos na situação de violência já ocorrida”, declarou.
As blitz são realizadas mensalmente e a penúltima tratou da ‘comunicação não violenta’. A presidente afirma que quando a vítima busca ajuda da rede, pelos canais de atendimento 180 da central de atendimento a mulher, 190 Polícia Militar e 197 da Polícia Civil, recebe suporte de todos os cooperados que fazem parte da rede de atendimento, esse modelo de trabalho é utilizado “para que essa mulher não fique desassistida, que realmente sejam atendidas as suas necessidades psicológicas, jurídicas e os encaminhamentos devidos para contribuir com o rompimento do ciclo de violência”, acrescentou.
A dinâmica usada na abordagem permite interação e envolve as pessoas que passam pelo local. Eliane informou que é comum pessoas abordadas relatarem que já passaram ou estão passando por alguma situação de violência e que em algumas até se emocionam. No caso do público masculino, muitos que relataram que não conheciam todas as formas de violência. “Geralmente quando a gente usa todas as técnicas temos reações positivas”, afirmou.
Participaram da blitz representantes do poder judiciário, delegacia da Mulher, Polícia Militar, secretaria de Saúde, União das Entidades de Sinop, Guarda Municipal de Trânsito, que acompanhou a ação,Corpo de Bombeiros e outras.