Foi lançado esta noite o programa Caravana do Meio Ambiente, que tem como objetivo limpar os bairros do município para evitar o aparecimento e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, além de arborizá-los. O secretário de Meio Ambiente Rogério Rodrigues disse, ao Só Notícias, que no bairro Boa Esperança foram retiradas aproximadamente 100 caçambas de lixos.
O próximo passo do programa no bairro será feito por uma equipe da Universidade Federal de Mato Grosso que irão catalogar as árvores existentes no local para que posteriormente seja feita arborização com mudas indicadas para plantio na comunidade.
O próximo bairro a receber as caçambas será o Jardim das Oliveiras, e a ação inicia esta semana, não há previsão de quanto tempo as caçambas ficarão no local, mas elas serão dispostas por quadras.
Após a limpeza, em cada bairro haverá agentes voluntários ambientais que ficarão responsáveis pelas fiscalização dos terrenos, eles serão credenciados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e caso ocorra algo repassam a secretaria. No Boa Esperança foram credenciados 10 agentes.
Além da UFMT também é parceira na ação a Secretaria de Saúde que fará orientações e borrifação dos venenos para evitar criadouros do mosquito da dengue. Rogério disse que há um cronograma e que todos os bairros serão beneficiados.