O presidente da Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Arqnorte), o urbanista Cesar Gonçalves, destacou, ao Só Notícias, o papel da entidade em projetos com viés social no setor de habitação, em parceria com a prefeitura. Ano passado, a entidade mobilizou 38 arquitetos associados para o programa “Projetando Sonhos”, no qual cada um deles projetou gratuitamente pelo menos uma casa para famílias, com renda de até três salários mínimos, no município.
A iniciativa foi possível por meio da assistência técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), que determinou a área dos projetos em até 64m², com possibilidade de ampliação de 16m² posteriormente, visando a construção de moradias que estejam adequadas aos padrões de obras do município. “Essa colaboração ampliou significativamente a capacidade de atendimento do programa, permitindo que mais famílias fossem beneficiadas com projetos personalizados e adequados às suas necessidades”, afirmou o presidente.
Para este ano, além de novamente participar do “Projetando Sonhos”, o presidente garante que membros da Arqnorte seguirão ativos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e nas comissões da União das Entidades de Sinop (UNESIN). Gonçalves adianta ainda que a associação lançará, um programa de residência para jovens arquitetos e urbanistas, previsto para maio, “oferecendo oportunidades de aprendizado prático e desenvolvimento para integrar novos profissionais ao mercado e à realidade urbana de Sinop, além de contribuir para a qualificação do setor”.
A Arqnorte completará uma década neste ano, conta com 70 membros ativos e tem como missão principal a “valorização da profissão e a contribuição para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região”, segundo Gonçalves.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.