quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop: após protestos sobre lixão secretário detalha pedido de verba para aterro

PUBLICIDADE

O secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, disse hoje, após o protesto de moradores sobre o lixão municipal, que será entregue amanhã, em Brasília, o Plano de Gerenciamento de Resíduos do município de Sinop. O prazo para apresentação acaba nesta 4ª feira e Sinop pleiteia verba de 10 milhões para a implantação de aterro sanitário, que há muito tempo vem sendo cobrado pela população.

“Teremos 31 metas e cronogramas a serem executados dentro de um ano e meio. Nove metas já devem ser cumpridas até dezembro e o resto, no próximo ano, até mesmo já com o aterro. Tudo dentro da lei, cumprindo com a legislação”, explicou o secretário. Uma das metas é a destinação correta do lixo hospitalar que, atualmente, vem sendo depositado junto com o lixo doméstico, no Lixão Municipal, na Estrada Jacinta. “Na verdade a responsabilidade é dos geradores (farmácias, hospitais), mas, infelizmente, a prefeitura estava recolhendo esses lixos. Está dentro da legislação e vamos estar cumprindo. Vamos cobrar dos geradores. É importante ressaltar que a prefeitura têm a responsabilidade de fazer a fiscalização e o monitoramento do lixo orgânico, que é gerado dentro da residência, o restante a gente vai estar cobrando daqueles que geram. Esperamos que a partir do momento do protocolo a gente comece a execução, inclusive com a busca de recursos junto com os ministérios das áreas, através de reuniões, durante a viagem a Brasília”, frisou o secretário, em entrevista coletiva.

Conforme Só Notícias já informou, esta manhã, moradores e sitiantes trancaram o tráfego da Estrada Jacinta, na altura da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, como forma de protesto contra o fogo ateado no Lixão Municipal, com grande volume de fumaça “castigando” moradores da região e até diminuindo a visibilidade no aeroporto municipal. Apenas ônibus escolares e veículos particulares transitavam normalmente. Os moradores disseram que só liberariam a estrada quando acabassem com o fogo e a fumaça. O protesto é também para cobrar a implantação do aterro sanitário.

A prefeitura informou aos manifestantes que pretende, até amanhã, conter o fogo no local. 

Leia ainda
Sinop: moradores protestam contra fumaça de queimadas no lixão e trancam estrada

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE