A ampliação e reforma do Fórum Trabalhista de Sinop, entregue essa semana, proporciona criação futura de até mais duas varas do trabalho para atender a região. A obra iniciou em agosto de 2022 e custou cerca de R$ 1,3 milhão. São mais quatro modernas salas de audiência para melhor atender a sociedade, servidores e magistrados.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região, desembargador Paulo Barrionuevo, disse que “a reforma deixa pronta a unidade para a instalação da terceira vara. A futura administração já está estudando essa possibilidade. Com a conclusão da instalação dos painéis fotovoltaicos, a unidade ficará no padrão ideal de acessibilidade e sustentabilidade que a comunidade de Sinop merece”.
O Fórum Trabalhista de Sinop tem, hoje, pouco mais de 6 mil processos ativos, sendo aproximadamente 3,2 mil na 1ª Vara e 3, 1 mil na 2ª Vara.
A entrega da obra, que contou ainda com a inauguração de uma sala para os advogados, foi momento de alegria para a advocacia, segundo a presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso. “A cidade vem crescendo a cada ano e, consequentemente, os postos de trabalho e demandas trabalhistas. Reconhecemos esse esforço para trazer mais uma vara para a cidade. Também estamos felizes em inaugurar a nova sala da advocacia, que leva o nome da advogada Sirlene de Jesus Bueno”.
Nos próximos meses, o sistema de geração de energia fotovoltaica também será ampliado e vai triplicar a capacidade atual.
O prefeito Roberto Dorner, advogados e demais lideranças prestigiaram a solenidade.