Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sinop realizaram, ontem, um ciclo de palestras com o tema "Saúde e Prevenção nas Escolas", no auditório da unidade, com objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 700 alunos de cursos técnicos, de qualificação profissional e de aprendizagem acompanharam as apresentações.
O projeto foi desenvolvido pelos próprios alunos e durante o evento foi realizado uma dinâmica que simulava a facilidade de contaminação do vírus do HIV, entre outras doenças. Quem coordenou a iniciativa foi a professora Sheila Katie.
"Isso mostra que a educação profissional ministrada em nossos cursos não parte somente de teorias e trabalhos em sala de aula. A educação finda-se para formarmos cidadãos, pois o mercado de trabalho necessita não somente de mão de obra, mas de pessoas capacitadas e cidadãs e é isso que tentamos mostrar aos nossos alunos", explicou a agente de Relações com o Mercado do Senai, Beatriz Gobatto. "Vivemos em uma sociedade em que a seletiva de perfil profissional é bastante competitiva, então, os alunos recebendo aulas práticas e dinâmicas o aproveitamento do aprendizado se torna maior", finalizou.