A prefeitura de Sinop confirmou que o aeroporto presidente João Figueiredo receberá o segundo caminhão de combate a incêndio (AP-2). O veículo deverá ser doado pelo Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A confirmação foi feita, ontem, por um deputado federal. Antes de ser entregue ao município, o veículo passará por uma revisão na base instalada no Rio de Janeiro, informou assessoria de comunicação. A data da entrega ainda não foi confirmada.
Pelo menos desde o segundo semestre do ano passado a prefeitura estava em busca de um segundo caminhão de combate a incêndio. Isto porque, o aeroporto subiu de nível (está no 6º) e o veículo foi apontando como fundamental para a expansão da unidade que, a partir da doação, poderá receber aeronaves com capacidade para 120 passageiros. “A partir disso Sinop poderá inclusive ser escala para outros voos como Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Esse é um grande avanço para toda a região”, avaliou o secretário de Finanças, Silvano Amaral, por assessoria.
Atualmente, conforme Só Notícias informou, duas empresas atuam em Sinop com voos diários, incluindo noturnos, ligando o município a destinos como Alta Floresta, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, São Paulo (SP) e, também, cidades paranaenses. Há também uma terceira empresa, que faz voos para a região.
Dados divulgados pela prefeitura apontam que, atualmente, pousam aeronaves Embraer 190, capacidade para 110 passageiros, Embraer 175 com capacidade para 88 ocupantes e ATR 72 com acomodações para 68 passageiros.
Mensalmente, cerca de 10 mil passageiros passam nas salas de embarque e desembarque da unidade.