O aeroporto municipal João Batista Figueiredo, em Sinop, receberá investimento de R$ 220 mil através da aquisição de três equipamentos que auxiliarão em pousos e decolagens. Segundo informações da assessoria, a administração aeroportuária já iniciou o processo licitatório de uma “sala de comunicação”, sistema de meteorologia e cartas de navegação para procedimentos de voos, mesmo com mau tempo. Além de oferecer mais segurança à tripulação e passageiros, os aparelhos evitarão que aeronaves vindas de outros municípios deixem de pousar no local, devido a fortes chuvas, trovoadas ou fumaça.
O terminal é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em Visual Flight Rules (VFR), que são regras que evitam a colisão com qualquer obstáculo, através da separação visual sob-responsabilidade do piloto. Ele deve dividir sua atenção olhando aproximadamente 70% para fora e 30% para os instrumentos de navegação e de voo.
Conforme Só Notícias informou, outra mudança é que o estacionamento de veículos no local passará a ser cobrado, a partir do ano que vem. A empresa vencedora da licitação poderá operar em no máximo 20 anos e a prorrogação do contrato pode ser por igual período. Os critérios de cobrança ainda serão definidos, bem como as tarifas. Antes disso, haverá planejamento, construção e implantação da respectiva obra, mediante projeto básico que será elaborado.
O estacionamento atual é pequeno e apenas uma parte é asfaltada. Devido à grande quantidade de passageiros, de toda a região, muitos acabam deixando seus veículos em frente ao terminal, onde não há pavimentação.