A ampliação do aeroporto municipal presidente João Figueiredo, que está operando no limite máximo de sua capacidade, deve ser iniciada somente em dezembro ou janeiro. No início deste ano, a ANAC tinha previsto iniciar as obras em julho. “A Secretaria de Aviação Civil vai analisar, até sexta-feira toda a documentação e o projeto e na primeira semana de agosto, o prefeito deverá retornar a Brasília para assinar o contrato e encaminhar para obter o licenciamento ambiental. A previsão que nos foi passada é que até dezembro deve estar concluído todo o processo licitatório”, explicou o secretário de Finanças, Teodoro Lopes,Lopes.
Ele e o prefeito Juarez Costa estiveram no Ministério da Aeronáutica na semana passada para tratar sobre o assunto.
O aeroporto terá novo terminal de passageiros, com 4 mil metros quadrados, sinalização para facilitar o tráfego aéreo, ampliação da pista, e melhorar área de estacionamento de carros. Um dos maiores problemas hoje é que o terminal ficou pequeno para atender centenas de pessoas que viajam diariamente – boa parte delas vem das cidades da região. Muitas vezes no momento do check in, os passageiros ficam do lado de foram, na fila.
A área de desembarque está na mesma situação. Só Notícias apurou que os investimentos iniciais devem ser de R$ 131 milhões, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). De acordo com uma fonte, a pista de pouso e decolagem, na primeira fase, deverá ser ampliada, longitudinalmente, 870 metros no prolongamento da THR 03, totalizando 2500 metros de comprimento e alargada em 15 metros a direita da cabeceira, totalizando 45 metros de largura.
Com a ampliação da pista de pouso e decolagem, o código passa a ser 4D, por conta do comprimento e do porte de aeronaves que vão usá-la.
O aeroporto é, atualmente, o segundo em pousos e decolagens no Estado e em número de embarques e desembarque, ficando atrás apenas para o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. De 2012 para 2013, o número de voos para o Sinop dobrou, passando de três para seis por dia. O superintendente aeroportuário, Liomar Costa Repezuk, disse que entre os meses de julho e agosto o número de embarques no cresceu 40%, passando da média de 6 mil para 8,5 mil ao mês.
A partir de 1º de agosto, passa a vigorar um acordo de compartilhamento de voos entre uma companhia regional que opera no presidente Figueiredo, e uma companhia nacional, abrindo possibilidades de viagens nacionais e internacionais para quem embarcar em Sinop e seguir a Guarulhos (SP), por exemplo.