PUBLICIDADE

Sinop: aeronaves para combater incêndios devem chegar até dia 15

PUBLICIDADE

A disponibilização de três aviões e um helicóptero para a base de combate à incêndios florestais (elaborado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo) em Sinop, bem como o funcionamento do projeto que prevê o monitoramento no controle de queimadas, devem ser confirmadas até o próximo dia 15, prazo previsto para a conclusão do processo administrativo e o início dos trabalhos operacionais. Além de Sinop, São Félix do Araguaia terá outra unidade para socorrer cidades da região onde houver grande incidência de focos nas florestas e pastagens. As aeronaves serão locadas e o processo licitatório está sendo feito.

O tenente Flávio Gledson Vieira Bezerra, membro da coordenação de combates a queimadas com bases aéreas, explicou que, Sinop foi escolhido devido ao grande número de focos de calor registrados na região Norte no segundo semestre do ano passado.

Conforme o tenente, o projeto tem como objetivo fazer um monitoramento com as aeronaves onde o satélite aponta focos, identificando as áreas mais propensas a queimadas, como áreas desmatadas e os locais para que sejam combatidas.
O processo de monitoramento será realizado até 15 de outubro, período que, além da fiscalização feita pela central que estará instalada em Cuiabá, serão verificadas as denúncias que forem feitas nas unidades da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e prefeituras.

Cerca de 40 viaturas estarão fazendo a fiscalização por todo o Estado, e 100 militares dos bombeiros estarão em prontidão na capital, quando poderão ser designados para os lugares que apontam necessidade de auxílio. “Esse efetivo está disponível para não haver alterações nos efetivos das corporações locais”, declarou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE