PUBLICIDADE

Sinop: adolescente indígena dá à luz a bebê prematuro em base de concessionária

PUBLICIDADE

Um bebê indígena da etnia Kayabi nasceu, ontem à noite, na base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária, localizada BR-163, no perímetro urbano do município. A mãe estava com 6,5 meses de gestação e o bebê nasceu com 1,3 quilos.

De acordo com a enfermeira socorrista, Débora Ângela Nardino, a mãe, 16 anos, chegou de avião ao aeroporto de Santa Carmem e seguia para Sinop em uma ambulância da prefeitura, acompanhada por uma técnica de enfermagem da Fundação Nacional do Índio (Funai). Com dores, a ambulância parou na base para solicitar apoio para o parto, que foi realizado pela equipe da concessionária, formada por Débora e a técnica em enfermagem, Lilian Mendes.

Este foi o primeiro parto que Débora conduziu. Ela conta que quando chegou à ambulância, a mãe já estava em trabalho de parto. Havia uma preocupação com a saúde do bebê, por ser prematuro. “Foi uma experiência nova, porque era uma vida que estava sob minha responsabilidade. Na hora lembrei de tudo que tinha aprendido nos estágios e deu tudo certo. Quando ele chorou, a gente chorou junto”, lembra a socorrista, que está há um ano trabalhando na base.

A mãe e o bebê são da aldeia Moitará, que fica no Parque Indígena do Xingu. Como nasceu prematura, a criança foi enviada à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Antônio junto com a mãe por uma ambulância da Rota do Oeste. A unidade de saúde fica a apenas 15 minutos da base. “Quando a criança chegou lá, foi examinada pelo médico e passa bem”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE