A Primeira Vara Criminal da Comarca submeterá José Lodil Ribeiro Machado, conhecido por “zé da onça”, e Anderson Martins, o “fio” ou “mano”, a júri popular no dia 24, às 8h30, no Fórum, pela tentativa de homicídio, com 4 tiros e agressões físicas, contra Paulo Cassemiro. A denúncia do Ministério Público Estadual aponta que o crime aconteceu em fevereiro de 2007, na avenida dos Ingás, na lanchonete da vítima.
Segundo os autos, José dirigiu-se até a lanchonete e passou a jogar sinuca e a ingerir bebidas alcoólicas. Quando pediu a conta não teria dinheiro suficiente, oportunidade em que a vítima sugeriu que deixasse sua bicicleta como garantia do débito. Ele concordou, mas cerca de 40 minutos depois, voltou com Anderson, dizendo que pegaria a bicicleta. “Ato contínuo, enquanto a vítima levantava-se da cadeira onde estava sentada para atendê-los, o acusado José sacou uma arma de fogo e desferiu um disparo contra a vítima atingindo-a”.
Consta anda que Cassemiro saiu correndo tendo em seu encalço os acusados, sendo que José, teria continuado atirando e descarregou o revólver, atingindo-o com mais um disparo. “Como a vítima ainda conseguia correr, o acusado Anderson lhe deu uma rasteira, derrubando-a no chão. A seguir, o acusado Anderson passou agredir a vítima desferindo-lhe violentos chutes e pontapés”.
Após, como seu revólver não tinha mais munições, conforme o MPE, José passou a golpear a vítima com a coronha da arma de fogo. “Restou constatado que a vítima somente não faleceu devido a interferência da testemunha […] que chegou ao local no momento em que a vítima era espancada pelos acusados e impediu que a sessão de espancamentos prosseguisse”.
A defesa do acusado José apresentou alegações finais requerendo a desclassificação do delito apontado na inicial para o crime de lesões corporais. Já a de Anderson pediu a impronúncia por ausência provas. Ambos pedidos foram negados.