Servidores públicos, alunos de escolas particulares e públicas, movimentos sociais, Secretaria Municipal de Educação e acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) promovem a marcha do "Empoderamento Negro", contra o preconceito, discriminação, intolerância cultural e racial. Hoje, às 16h, haverá caminhada pela avenida Júlio Campos.
Já no domingo, dia Nacional da Consciência Negra, haverá apresentações culturais, às 16h, na praça da Bíblia, na região central. Serão apresentados temas contra discriminação racial, o preconceito de gênero, homofobia, transfobia, entre outros.
“Estamos reunindo todos os setores da educação para não deixar passar esta data sem ser lembrada. Queremos evidenciar ainda mais este dia e passar através de palestras e apresentações como são as políticas públicas e a história de luta dos negros. Com isso, esperamos que a intolerância racial seja combatida. Não é admissível a prática de racismos”, disse a secretária de Educação, Gisele Oliveira, ao Só Notícias.