Cento e trinta cachorros e cem gatos são mantidos pela Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (Apams). Devido isso, o abrigo está superlotado e necessitando de pessoas que gostariam de adotar um dos animais recolhidos no local. Por semana são recolhidos, em média, cinco animais, entre cães e gatos. Cerca de 750 quilos ração são utilizados por mês para alimentá-los. Atualmente, os gastos mensais chegam a R$ 25 mil.
Segundo a diretora da Apams, Luciane Chiarello, para cada 20 animais abandonados, apenas um é adotado. "Para diminuir o número de abandonos é necessário mais conscientização das pessoas. Também é fundamental a castração", disse, ao Só Notícias.
De acordo com Luciane, o abrigo, que existe há sete anos, passa por uma situação delicada de falta de estrutura para atender a demanda. "Essa época de férias é muito complicada, o número de abando aumenta muito. Nunca chegamos a esse número de animais. Até gostaria de aumentar o espaço, porém não é possível por falta de dinheiro. A saída é promover a adoção com responsabilidade".
A Apams é uma instituição particular, que conta com três funcionários. As vacinas e qualquer tipo de tratamento que é oferecido aos animais são pagos. "O abrigo não tem veterinário voluntário e estamos a procura de um".
Conforme a Apams, todos os animais do abrigo são entregues tratados, vacinados, vermifugados e castrados. Para os que desejam adotar, a instituição pede uma colaboração de R$ 50. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3531-6343 ou 9911-1177.