PUBLICIDADE

Sinop: abandono de animais aumenta no final de ano e associação alerta para superlotação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: divulgação e assessoria)

Com o fim do ano, o número de animais abandonados cresce em ruas e avenidas. Especificamente nesse período de férias, moradores aproveitam para viajar e acabam deixando de lado cães e gatos, conforme relata ao Só Notícias a presidente da Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams), Luciane Chiarello. “A Apams está superlotada e, ainda tem esta questão do final de ano, pois nesta época de férias, o índice de abandono é ainda maior. Infelizmente muitos viajam e simplesmente abandonam, porque não tem onde deixar, ou não querem pagar um local para deixar o animal”, detalhou, ao Só Notícias.

Atualmente cerca de 300 animais estão no abrigo, entre cães e gatos. “A instituição está com uma lotação de 120% e já não comporta mais, além dos gastos que aumentam consideravelmente. O número de abandono cresceu o ano todo e a adoção não acompanhou, nós continuamos a fazer os resgates durante o ano, mas a estrutura já não comporta mais”, explicou.  

A sede da APAMS mudou da região do Distrito Industrial para o bairro Cidade Alta e, segundo a responsável, os números de abandonos seguem aumentando. “O conforto dos animais e até mesmo dos funcionários melhorou muito porque as condições de trabalho são melhores. (Porém) o abandono de animais se tornou mais frequente e o trabalho de resgate ficou mais difícil por conta da distância”, disse.

De acordo com a presidente, a entidade tem projetos para o ano que vem para tentar solucionar o problema. “Hoje nós temos um sistema implantado na Apams e nós tivemos treinamento este ano para saber como proceder, e um dos projetos que a gente tem para o próximo ano, é mudar a nossa forma de divulgação e achar uma maneira de aumentar o número de adoções. As feiras que já fazem parte do calendário, são realizadas uma vez por mês. Também temos projetos para manter pelo menos seis lares temporários definitivos, que seriam cadastrados para estarem disponíveis para a entidade, para conseguir abrigar os animais”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE