O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) confirmou que seis empresas já adquiriram o edital de licitação para implantação da rede de esgoto nos setores industriais norte 1 e 2. Porém, as que realmente resolverem entrarem na “disputa” serão conhecidas somente em 26 de março, data para entrega com os envelopes das propostas e início do processo de escolha. As interessadas podem propor até R$ 2,3 milhões para executarem os trabalhos.
O diretor da autarquia, Juventino Silva, explicou, ao Só Notícias, que o processo de escolha deve durar cerca de 30 dias. Nesse período, serão analisadas documentações das empresas pertinentes a licitação e sem tem condições de executarem as obras. Ele acredita que o contrato com a vencedora seja firmado em abril, para o início dos trabalhos em maio. Contudo, não descartou as obras serem iniciadas antes.
Conforme Só Notícias já informou, o principal objetivo será preparar os bairros para as ligações com o sistema principal, em construção no quadrilátero central (avenida dos Tarumãs-Palmeiras e Jacarandás a Ingás). O foco será o crescimento da população. Algumas ligações serão feitas em um primeiro momento, mas em número pequeno. Juventino justificou ser reduzida a quantidade de moradores. Apontou ainda que será feita construção de rede coletora e estação elevatória, na região da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No quadrilátero, o projeto da rede de esgoto está orçado em mais de R$ 39,6 milhões com instalação de 206 mil metros quadrados de rede coletora e cinco estações elevatórias. A empreiteira tem até agosto de 2013 para concluir os trabalhos. Serão mais de 12 mil ligações imediatas.