Aproximadamente 500 estabelecimentos comerciais foram visitados por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes em continuidade às ações da campanha ‘Calçada Livre’, que visa orientar empresários quanto ao uso limitado destes espaços para expor mercadorias ou colocando mesas, cadeiras e placas. Dos 5 metros da calçada, 3 devem ficar livres, exclusivamente para os pedestres. O trabalho ocorre em duas frentes: a primeira orientativa e, a segunda, fiscalizatória.
O poder público multará empreendimentos que não cumprirem as recomendações. Até o momento, aponta a secretaria, 15 pessoas que, de alguma forma, deixaram veículos em locais impróprios foram notificados. Situações desta natureza tornam-se frequentes quando motoristas colocam seus veículos sobre as calçadas.
A prefeitura aponta que boa parcela dos empresários mostra conscientização no tocante à campanha. Não há previsão de quanto tempo dure o trabalho. Em alguns pontos do município ainda é possível constatar produtos à mostra nas calçadas.