PUBLICIDADE

Sinop: 5 agentes penitenciários são cedidos para fazer escoltas de detentos do Ferrugem

PUBLICIDADE

Cinco agentes penitenciários, que atuavam em Peixoto de Azevedo, estão fazendo as escoltas dos detentos do presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, após os agentes de Sinop suspenderem todas as escoltas externas de presos, inclusive para audiências junto ao poder judiciário.

O diretor da subsede de Sinop do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen), Roni de Souza, afirmou, ao Só Notícias, que apenas os 5 agentes farão as escoltas dos presos das 8h às 20h. Os que atuam no município ficarão na unidade prisional para tentar suprir o déficit do efetivo. De acordo com Roni, seria necessário 28 agentes por plantão para atender o aumento do serviço com a saída da Polícia Militar do presídio.

Conforme Só Notícias já informou, atualmente, a unidade conta com uma média de 17 servidores por plantão, que ficam responsáveis pelas atividades internas e externas de 780 presos. A capacidade da penitenciária é de 326. Devido à superlotação, salas que deveriam ser utilizadas para aulas, oficinas e outras atividades sócio educativas são usadas para alojar reeducandos.

Mês passado, a categoria apresentou algumas sugestões que poderiam solucionar o problema das atividades externas. A primeira seria a realização de concurso público (medida a longo prazo); outra possibilidade seria o apoio do Setor de Operações Especiais (SOE), nesse caso com a presença de oito agentes vindos de Cuiabá ou ainda o pagamento de horas extras aos agentes para que os mesmos realizassem estas atividades em seu período de descanso. Outra solução seria a realização de audiências por meio de vídeo conferencia ou no presídio, que conta com essa estrutura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...
PUBLICIDADE