O Corpo de Bombeiros divulgou, há pouco, balanço de um dos maiores incêndios deste ano em Sinop. Três barracões de empresas e duas carretas foram destruídos. A queimada em uma mata, nas proximidades do Jardim Terra Rica se alastrou rapidamente com os ventos e vegetação seca, além de resíduos de madeira e outros. Está sendo apurado como o fogo começou.
“Houve também dois princípios de incêndio em residências próximas (dos barracões), que, graças à rápida intervenção da guarnição, foram controlados antes que causassem maiores danos”, informa a corporação. O fogo começou por volta das 13:30h e as equipes trabalharam por mais de três horas. Os barracões eram de madeira, de pequenas empresas do setor madeireiro. Não há estimativa do montante dos prejuízos. Alguns maquinários foram danificados, cercas e alambrados. As carretas que foram destruídas não estariam com cavalos mecânicos engatados.
Conforme Só Notícias já informou, o ágil trabalho das equipes evitou que o fogo atingisse dois barracões de alvenaria e também ‘entrasse’ no pátio de outra madeireira onde havia madeira serrada no pátio.
Cerca de 15 pessoas, incluindo militares, profissionais da saúde e brigadistas atuaram diretamente. O evento mobilizou todo o efetivo operacional, suporte da Sala de Situação e prefeitura, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e de Obras. Eles enfrentaram “desafios significativos devido à rápida propagação do fogo” e foram utilizados aproximadamente 80 mil litros de água, três pás carregadeiras, dois tratores de esteiras e quatro caminhões tanque que “foram fundamentais para conter e extinguir o fogo”. “Após o controle das chamas, foi realizado o rescaldo completo da área para evitar reignições”.
A operação foi coordenada de forma integrada entre as diversas forças envolvidas, garantindo um controle eficiente da situação e exemplificou a importância da atuação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e as autoridades, garantindo a preservação de vidas e bens em uma situação de grande complexidade.