Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda devem pesquisar 19% da população estimada sinopense, cuja estimativa, levantada ano passado, seria de 114.051. Os números fazem parte da última atualização do Censo e mostram ainda que 92,204 (81%) da população já foi recenseada.
Quanto aos domicílios, ainda restam 20% do estimado, que é de 34,5 mil. Destes, de acordo com o IBGE, 27.701 domicílios já foram visitados (80% do total). No Estado, 67% da população já foi pesquisada, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas. Já em domicílios, 605,7 mil (67%) foram visitados.
As pesquisas devem ser concluídas até novembro. Os resultados oficiais estão previstos para serem divulgados em dezembro. Os trabalhos são desenvolvidos por recenseadores equipados com computadores de mão (PDA), identificados com colete, crachá e com algum documento com foto, que fazem perguntas sobre habitação, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações.