O Órgão de Defesa do Consumidor em Sinop fez, de janeiro até agora, 2.052 atendimentos e 63,94% foram para registrar algum de insatisfação de moradores com produtos ou serviços prestados por empresas de segmentos variados. Outros 36,6% procuraram o setor para receber orientações.
A telefonia celular está entre os assuntos mais reclamados. Foram 257 (12,64%) atendimentos de consumidores, denunciando cobrança abusiva, recusa em prestar o serviço, cláusula de contrato abusiva, falta de prestação de serviço entre outras.
Na sequência, aparecem os bancos com problemas em crédito consignando, não cumprimento de contrato, falha bancária, antecipação de financiamento, fila, publicidade enganosa.
O terceiro maior volume de cobranças dos consumidores no setor de energia elétrica. Os consumidores alegaram cobrança abusiva, reajuste, serviço não concluído, não pagamento de indenização, vício de qualidade.
Os problemas com água e esgoto teve 4,28% das denúncias no Procon por fazer cobrança abusiva, recusa injustificada em prestar e não cumprimento do serviço, vicio na qualidade, não pagamento de indenização.
Consta ainda no detalhamento da secretaria Nacional do Consumidor que os homens com 31 a 40 anos foram os que mais fizeram denúncias – 52,2% do total.