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Sinfra realiza manutenção em mais de 13 mil km de rodovias não pavimentadas

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A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realizou, durante este ano, manutenção e conservação em mais de 13,4 mil quilômetros de rodovias não pavimentadas da malha estadual em 19 regiões de planejamento técnico do Estado.  Executada desde o início da atual gestão, a ação teve ênfase entre os meses de abril e outubro dentro do período da estiagem, um modo de prevenir para o período de chuvas.

A manutenção e conservação preventiva executada pelas Patrulhas Rodoviárias da Sinfra é composta por quatro frentes de serviço: terraplanagem, patrolamento, cascalhamento e drenagem.

O serviço de terraplanagem de estrada de chão compreende nivelar o terreno com o preenchimento dos buracos ou retirar de terra de um local com excesso. Foram executados pouco mais de 766 mil metros cúbicos seguidos de 242 mil metros cúbicos de reconstituição dos sistemas de drenagem, uma das etapas fundamentais para a vida útil da estrada.

Já o patrolamento da rodovia teve sete mil quilômetros de serviços executados, visando nivelar a pista de rolamento para receber o revestimento primário, conhecido como cascalhamento, que somou 6,1 mil quilômetros.

Em outubro de 2015 a Sinfra encerrou a manutenção preventiva e passou a atuar de forma emergencial para o período chuvoso. Porém, com a falta de chuva em algumas regiões os trabalhos preventivos foram prorrogados até novembro. 

O Governo do Estado quer concretizar em 2016 o programa Patrulhas Comunitárias, em que cada associação irá receber uma equipe da patrulha, além de óleo diesel e recursos para gestão. A meta é realizar a manutenção estratégica de 14 rodovias em um raio de 5,6 mil quilômetros de estradas não pavimentadas, correspondente a 22% da malha rodoviária.     

Durante a transição de governo, os equipamentos foram encontrados em péssimo estado de conservação com muitos maquinários sem condição de uso. Frente a isso, a nova administração revitalizou as patrulhas rodoviárias. A manutenção é feita constantemente para deixar os tratores em total condição de uso.

Compostas por cinco caminhões basculantes, duas motoniveladoras, uma escavadeira, um caminhão melosa (comboio) e um de apoio, as 24 equipes são responsáveis pela manutenção e conservação dos mais de 24 mil quilômetros de estradas sem pavimento existentes em Mato Grosso.   

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