A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realizou uma série de reuniões em dez regiões para definir as diretrizes estratégicas para distribuir os maquinários das Patrulhas Comunitárias, que irão assegurar a trafegabilidade das rodovias estaduais não pavimentadas. A equipe técnica percorreu entre os meses de março e julho mais de 9,2 mil quilômetros e mapeou seis mil quilômetros de estradas de chão.
“Esses são os seis mil quilômetros mais importantes de Mato Grosso do ponto de vista da infraestrutura rodoviária. Quando olhamos para os aspectos social, econômico, cultural e turístico, identificamos uma combinação de fatores que tornam essas estradas importantes para o desenvolvimento do Estado”, declarou o secretário adjunto de Engenharia, Rogério Arias.
Nos encontros, também foi apresentado o novo modelo de gestão das Patrulhas Comunitárias, lançado pelo governador Pedro Taques. A estimativa é que sejam economizados mais de R$ 30 milhões por ano com mão de obra em relação ao modelo existente de patrulhas.
A nova forma de administração das patrulhas será por meio de parcerias entre o Governo e as Associações Sem Fins Lucrativos. O governo irá ceder os maquinários do Estado para as associações sem fins lucrativos, que auxiliarão o Estado na manutenção e na conservação das estradas sem asfalto.
A secretaria disponibilizará o maquinário da patrulha (dez máquinas), óleo diesel e recursos financeiros e, em contrapartida, as associações vão executar os serviços de manutenção das estradas de chão. As patrulhas rodoviárias são compostas por cinco caminhões basculantes, duas motoniveladoras, uma escavadeira, uma caminha melosa (comboio) e um de apoio. Elas são responsáveis pela manutenção e conservação dos mais de 24 mil quilômetros de estradas não pavimentadas que existem em Mato Grosso.
As máquinas das patrulhas serão monitoradas por GPS para garantir cumprimento das metas de cada convênio. A associação se responsabilizará pela remuneração da mão de obra, recursos para manutenção rotineira das máquinas e o projeto de implantação.
Na prática, no período da seca as associações irão executar melhorias na rodovia, como drenagem, cascalhamento, restauração de pontes ou bueiros. Já no período de chuva as associações vão manter o trecho trafegável, eliminando pontos críticos.
O governo estima que pelo menos 5.658 quilômetros de estradas não pavimentadas sejam mantidos por meio de parcerias com associações. Isso corresponde a 22% da malha rodoviária não pavimentada do Estado de Mato Grosso, que gira em torno 25 mil quilômetros.