A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou um convênio com a prefeitura de Nova Mundo (265 quilômetros de Sinop) para reformar a ponte sobre o rio Braço Norte, no entroncamento entre a MT-419 e a BR-163. A ponte, que liga o município à Guarantã do Norte, está em condições precárias, há vários meses. No último dia 10, uma das vigas acabou cedendo durante a passagem de uma carreta Scania e, por sorte, o bitrem não caiu no rio.
Conforme a portaria divulgada no Diário Oficial do Estado, o convênio prevê que a Sinfra vai viabilizar R$ 524 mil, enquanto que a prefeitura de Novo Mundo entrará com uma contrapartida de R$ 5 mil. A ponte tem 80 metros de comprimento, por 24 de largura. Não foi informado prazo para execução da obra. O contrato com a empreiteira terá um ano de vigência.
Conforme Só Notícias já informou, a MT-419 é uma importante via de escoação de produção agrícola e passa por diversos municípios como Carlinda, Novo Mundo, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte e Alta Floresta. Motoristas e moradores reclamam, há anos, que a rodovia está em péssimas condições e abandonada pelo governo estadual.
Um trecho da rodovia já foi asfaltada, porém, sem manutenção, os buracos tomaram conta. Com o período das chuvas, em um dos trechos, que fica por volta do km 37, um córrego criou uma imensa erosão, prejudicando o escoamento da produção e a locomoção dos moradores dos municípios. Durante o período chuvoso, o risco de acidentes também aumenta na região. No ano passado, um caminhão tombou às margens da rodovia, ao tentar desviar de um buraco.
Em 2008, o ex-diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Luiz Antônio Pagot, chegou a afirmar que a rodovia seria unificada com as MTs 320 e 208 sendo, posteriormente, federalizada, e se transformando na BR-080. A ideia era facilitar a viabilização de recursos para a pavimentação. Porém, o projeto, que na época foi apontado por Luiz Antônio como “adiantado”, nunca saiu do papel.
Este mês, o governador Pedro Taques (PDT) autorizou conceder a gestão da rodovia para a iniciativa privada. A concessionária deverá recuperar a rodovia e, em contrapartida, terá autorização para instalar uma praça de pedágio. Ainda não foi estipulada data para o chamamento público que irá definir a empresa vencedora da concessão.