Os 26 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso disponibilizam 910 vagas para intermediação de mão de obra. Em Cuiabá são 155 vagas. Destas, 44 são direcionadas a pessoas com deficiência (PCD). Os municípios de Nova Mutum e Sinop também tem grande oferta.
Conforme o painel de vagas do Sine-Matriz na capital, para as pessoas com deficiência (PCDs) as vagas em destaque são nas áreas de auxiliar contábil e porteiro. Há também vagas para vigilante, auxiliar de estoque, auxiliar administrativo, atendente comercial (agência postal), vendedor interno, telefonista, recepcionista atendente, porteiro, entre outros.
Já para o público em geral, as oportunidades em Cuiabá estão disponíveis nas áreas de eletricista de instalações, instalador de alarme, monitor de esportes e lazer, atendente de farmácia. Para as pessoas que se interessam em outras áreas existem vagas para ajudante de carga e descarga, atendente de lanchonete, vendedor interno, entre outros.
Em Nova Mutum, 112 vagas são intermediadas pelo Sine. As oportunidades estão distribuídas em áreas como auxiliar de linha de produção, ajudante de açougueiro (comércio), ajudante de obras, garçom, mecânico de manutenção de máquinas agrícolas, operador de máquinas agrícolas e operador de usina hidrelétrica.
Já Sinop oferta 100 vagas de emprego. Operador de máquinas florestais (colheitadeira), pedreiro, servente de obras, vendedor interno, carpinteiro, vendedor pracista, frentista, entre outros.
Os interessados podem ter acesso a lista completa das vagas no site do governo do Estado.
Vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Sine é o órgão responsável por intermediar a mão de obra do trabalhador junto ao empregador. Nos 26 postos do Sine, também são realizadas solicitações do seguro-desemprego, emissão da Carteira de Trabalho Digital e cursos de capacitação profissional.