Responsáveis por auxiliar o cidadão no mercado de trabalho, as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso já somam 323,2 mil atendimentos realizados entre janeiro e agosto de ano. Os atendimentos estão relacionados à habilitação para seguro desemprego, intermediação de mão-de-obra, encaminhamento para cursos de qualificação, atendimentos a empresas, dentre outras atividades.
Do total de atendimentos, 45,9 mil estão relacionados ao encaminhamento de pessoas para entrevistas de emprego, sendo que 10,1 mil pessoas já estão confirmadas no mercado de trabalho. De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, o número de novos empregados pode ser ainda maior, já que grande parte dos atendidos não comunica o sistema quando há a contratação.
Entre os municípios que mais contabilizaram novas pessoas no mercado de trabalho, estão: Sapezal (1.882), Cuiabá (1.638), Primavera do Leste (1.365), Sinop (878) e Jaciara (574). Em relação ao número geral de atendimentos, são destaques as cidades de Cuiabá (118.681), Primavera do Leste (12.230), Pontes e Lacerda (12.201), Campo Verde (11.785) e Tangará da Serra (11.182).
“A maioria das empresas por serem pequenas não têm capacidade de realizar uma seleção, de ter estruturado um setor de recursos humanos. O nosso serviço tem proporcionado este encaminhamento. Temos conseguido destinar, para cada vaga disponível no estado, até três selecionáveis. Isso potencializa o sistema, como também o empregado passa a ter melhores condições para crescer, assim como a empresa. É um desenvolvimento contínuo que acaba gerando mais empregos”, explica Arruda.
A relação de novos empregos em Mato Grosso também contabiliza os jovens aprendizes. Nesta sexta-feira (16.09), Gabriel Cassiano, de 16 anos, participou de um processo seletivo para vaga de auxiliar administrativo em uma empresa localizada em Várzea Grande. Segundo o jovem, as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) junto ao Sine, contribuíram para o ingresso no mercado de trabalho.
“Participar dessas ações ajudam a expandir meus horizontes para novas oportunidades. Tenho curso de informática e fiz o cadastro no Sine há duas semanas. A vinda até aqui foi muito boa, pois foi possível ver as oportunidades de emprego e as empresas que estão interessadas em contratar jovens para trabalhar”, ressalta o estudante.
Valdiney Arruda destaca que a participação de jovens na seletiva de emprego é antecedida por um atendimento psicossocial. Somente após passar por este serviço, o menor é encaminhado para a entrevista de emprego que estiver mais direcionado a cada perfil. “Após esta etapa, se o jovem for contratado, ele ainda passa por um curso de capacitação e inicia suas atividades junto à empresa. Além disso, o menor também precisa estar matriculado e ter bom desempenho escolar”, complementa o titular da Setas.
O atendimento psicossocial desenvolvido pela Setas nas unidades do Sine em Mato Grosso é inédito no País. O Estado foi o primeiro a dar início a este tipo de serviço no Brasil. Atualmente, o trabalho tem auxiliado as pessoas que estão em busca de emprego a melhorarem seu perfil no momento da entrevista e possível contratação.
“O que damos ao trabalhador é a certeza de que mesmo saindo de uma unidade do Sine sem um emprego, ele não pode desistir. O atendimento humanizado diferenciado tem feito com que as pessoas mais vulneráveis também possam ter a autoestima elevada. Exemplo disso são os novos empregos para pessoas com deficiência que já triplicaram entre janeiro e agosto deste ano. Este é um projeto que tem dado certo e por isso vamos levar para as unidades que estão instaladas no interior do estado”, frisa Arruda.
Emprega Rede
Nesta sexta-feira (16.), a Setas realizou a segunda edição do Feirão Emprega Rede. O evento, que ocorreu na sede do Sine Cuiabá, auxiliou não apenas na intermediação de novos empregos, como também na profissionalização dos futuros trabalhadores. Três mil atendimentos foram realizados durante o evento e 300 pessoas foram inscritas em cursos de capacitação e à distância. A expectativa agora é que o evento ocorra também no interior de Mato Grosso. Os primeiros municípios a receberem as atividades serão: Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop e polo de Confresa.