No dia 25 de agostoiiniciam-se em Sinop as gravações do documentário sobre manejo florestal, produzido pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). Serão reproduzidas cinco mil cópias que serão distribuídas para organismos internacionais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e formadores de opinião.
O documentário contará ainda com um site, dentro do www.sindusmad.com.br , que mostrará todo o processo de exploração sustentável da madeira na região norte do Estado. Além do meio eletrônico, uma revista e um folder serão produzidos para explicar o processo. O vídeo, o site e os impressos serão disponibilizados em inglês e português. O folder contém jogo lúdico educativo e será distribuído para crianças em idade escolar.
O coordenador do Projeto, Marcelo Kreibich, está programando o lançamento do vídeo, em Sinop, para a semana da árvore, entre os dias 18 e 25 de setembro.
Apresentado pelo jornalista Ana Paula Padrão, o documentário terá como um dos ganchos, além da viabilidade ambiental e econômica, o aspecto social do processo de industrialização da madeira.
Acompanhará as gravações o engenheiro florestal, Gilherme Rodrigues Costa, que fornecerá todas as informações técnicas para a elaboração do vídeo.
O CRI do Sindusmad está desde 2007 amadurecendo a idéia do projeto e buscando fontes financiadoras, que foi aprovado pelo Fundo de Apoio à Madeira (Famad) em junho deste ano e o mesmo financiará o vídeo e seus subprodutos.
No último dia 30 de julho Sindusmad e Famad assinaram o convênio para a execução dos trabalhos e, a partir desta data, o Conselho de Relações Institucionais do Sindusmad está executando as etapas pertinentes ao projeto.
O material tem como principal objetivo mostrar a organizações não-governamentais (ONGs), organismos internacionais, ativistas ambientais e afins que o setor de base florestal é um dos principais defensores da preservação da floresta e já trabalha de forma sustentável.
PUBLICIDADE
Sindusmad produzirá documentário mostrando sustentabilidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE