O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) está intensificando ações para qualificar profissionais que atuam na região. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 19 profissionais de empresas em Sinop, Vera e Nova Ubiratã estão sendo qualificados na área de “afiação de ferramentas de corte”. O curso começou no sábado, com duração de 36h para aulas teórica e prática.
O treinamento visa capacitar os profissionais sobre as técnicas de afiação a fim de ampliar a vida útil das principais ferramentas de corte utilizadas no setor. “Os alunos vão aprender as técnicas de afiação de ferramentas de corte para a madeira iniciando pela parte teórica porque é necessário abordar os aspectos técnicos da fiação. Na prática, a ideia é fazer com que os alunos aprendam a trabalhar em uma afiadora específica para cada tipo de ferramenta de corte e também com uma afiadora universal, a qual é utilizada para toda e qualquer tipo de afiação, independente, de ser uma fresa, faca, um cabeçote ou uma serra circular, com o objetivo principal de conservar tanto os rebolos quanto a própria ferramenta respeitando seus ângulos originais de fabricação”, explicou o professor do curso Paulinho Schneider.
O vice-presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, reforçou que a “capacitação de mão de obra é uma briga antiga do setor e nestes últimos seis meses, este é o terceiro curso que promovemos em parceria com o Senai. Os colaboradores das indústrias estão de parabéns por buscarem o aprendizado, conhecimento e agregar valor à sua mão de obra. Que aproveitem essa oportunidade. O Sindusmad também está de parabéns pela iniciativa, e com certeza, haverá outros cursos neste ano”, destacou.
No planejamento de ações do Sindusmad, para o ano, está previsto o curso de extração de madeira e de secretariado para confecção de notas e guias.