O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) começou a distribuição de 4,5 mil máscaras de proteção contra o novo Coronavírus (Covid-19), nas 142 empresas associadas em Sinop, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Santa Carmem, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itaúba, Nova Ubiratã entre outras. O acessório foi produzido por intermédio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que ao todo confeccionou 12 mil unidades, que foram repassadas aos sindicatos do setor de base florestal. Cada funcionário receberá um kit com duas máscaras.
Segundo o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, a ação busca incentivar o uso do acessório, reforçar a segurança do trabalhador e diminuindo os riscos de contaminação do Coronavírus. “Estamos cumprindo o decreto do governo do Estado. O setor madeireiro está colaborando, atendendo todas as medidas preventivas, e, a distribuição das máscaras vem reforçar o cuidado que temos com as empresas e seus funcionários. Além disso, estamos realizando um trabalho de conscientização, com folders e palestras. Se podemos prevenir e ter este cuidado para diminuir a contaminação, estamos dispostos a fazer”, afirmou, através da assessoria.
De acordo com o empresários José Aparecido Santana Ponce, a distribuição do acessório ajudará na proteção dos trabalhadores. “Toda iniciativa em virtude da pandemia é válida, principalmente para ajudar nossos funcionários, sobre a necessidade de proteção. Os colaboradores começam a entender a importância do sindicato dentro da empresa. Eles veem a preocupação do sindicato com eles, através das palestras e dos folders explicativos. As máscaras possuem a marca do Cipem, são personalizadas. Isso reforça a importância do coletivo. São inúmeros os benefícios quando temos uma entidade, uma instituição que oferece esse respaldo. Eu nem esperava por isso, devido à procura pelo acessório temos dificuldade em comprar, e esta doação de máscaras veio no momento bastante oportuno”, enfatizou.
Ainda de acordo com a assessoria, as máscaras foram confeccionadas com duas camadas de tecido de malha de algodão, com suporte elástico para prender nas orelhas. Além disso, o material permite a reutilização.