O Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso está propondo uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal com a finalidade de coibir o uso de transportadoras para o tráfico de drogas. Eleus Amorim, presidente do Sindmat, explica que a ideia é que os cães farejadores sejam usados pela PRF para verificar se cargas confiadas às transportadoras não contém entorpecentes.
De acordo com o superintendente da PRF em Mato Grosso, Aristóteles Cadidé, a Polícia Rodoviária está fazendo um treinamento com cães farejadores com intuito de prepará-los também para este tipo de fiscalização, visto que traficantes podem contratar o serviço de transporte com documentação falsa do produto.
“Atendendo solicitação, já realizamos treinamento no pátio e em caminhões de uma empresa de Cuiabá. Caso ocorram novas solicitações, estaremos prontos para atender. Se por acaso encontrarmos produtos enviados por traficantes como encomenda o proprietário da transportadora será avisado e a ocorrência será registrada”, detalha o superintendente.
O presidente do Sindmat está reforçando junto aos empresários a importância de aderir a iniciativa. “Estamos pedindo aos associados que se prontifiquem a abrir suas empresas para a PRF. É uma segurança a mais aos transportadores sérios e que nada tem a temer”, finalizou Amorim, por meio da assessoria.